VASTA GAMA

DE PRODUTOS

TROCA GRATUITA

DE TAMANHO

ENTREGA NO PRÓPRIO

DIA 24-72 ENTREGA

DEVOLUÇÃO DO

DINHEIRO GARANTIA

PAGAMENTO SEGURO

Procurar por marca
pixel_trans
pixel_trans
Assine a nossa newsletter
Vistoria
pixel_trans
O que espera do nosso site?
Preço
Serviço
Escolha
Conselho

664 Votos
[ Ver resultados ]
pixel_trans
SIGA-NOS             
» » Caça submarina ou pesca em apneia
Exportar em pdf  Exportar em pdf


Descobrir a caça submarina ou pesca em apneia

Descobrir a caça submarina ou pesca em apneia

Aliar a atividade física e a pesca no mar é possível! Apresentámos-lhe nesta página um lazer subaquático que tem vindo a desenvolver-se na Europa e no mundo inteiro e que é praticado essencialmente quando chega o bom tempo. Atividade praticada desde a Antiguidade até aos nossos dias em muitas regiões do mundo, esta evoluiu graças aos progressos técnicos realizados pelos principais especialistas nesta área e o seu sucesso está na origem de outros desportos aquáticos como o mergulho com garrafa ou o snorkeling.

 

Qual é este lazer subaquático? Quais são os equipamentos de base? Como otimizar as suas probabilidades de capturar peixes? Respondemos a todas as suas questões!

 

A prática da caça submarina ou pesca em apneia

A pesca em apneia, mais conhecida por caça submarina ou pesca submarina, é uma atividade aquática que consiste em capturar peixes e moluscos em apneia debaixo de água, bem como apanhar algas, crustáceos, ouriços…

 

Pesca submarina ou caça submarina

 

Alem da captura de peixes, a pesca em apneia permite descobrir a fauna e a flora submarina e, portanto, ter consciência do mundo aquático que nos rodeia. Consoante os países, esta pesca faz o objeto de regulamentações mais ou menos estritas. Em França, a prática como lazer é autorizada só em apneia e durante o dia e o caçador deve capturar os peixes com uma arma a carregamento manual e apanhar à mão os crustáceos. Um caçador deve ter o material de caça submarina de base para caçar em segurança e com o nível de conforto procurado.

 

Contrariamente à pesca clássica, é uma prática de lazer muito desportiva que necessita de um mínimo de capacidades físicas, tendo em conta que esta pratica-se somente em apneia, isto é, sem ventilação. Antes de mergulhar, na caça submarina, é indispensável ter em conta vários fatores tais como a condição física, a endurance, a resistência do caçador bem como as condições ambientais do local de caça (tempo, nível do mar, vento…). No inverno, o tiro em alvo subaquático pode servir de treino para a caça submarina.

 

O equipamento de caça submarina

O material utilizado na pesca submarina é específico para cada caçador e escolhe-se em função do nível, do tipo de caça e do local onde mergulha em apneia. Cada equipamento tem um papel específico. Sem o fato de caça submarina em neoprene, o caçador não poderia permanecer muito tempo na água, portanto um fato juntamente com umas luvas e umas botas oferecem uma boa isolação térmica.

 

A visão, a respiração, a deslocação e a propulsão debaixo de água são garantidas pelo tradicional kit PMT (Nadadeiras – máscara – tubo) que encontramos em outras práticas (mergulho, snorkeling…). Uma máscara com baixo volume que se adapta ao rosto, um par de nadadeiras com palas compridas em plástico, fibra ou carbono conforme o orçamento e o nível de prática, bem como um tubo simples que se adapta bem à forma do rosto permitirão a um caçador de obter um bom conforto dentro de água e melhores performances (deslocação, apanha…).

 

O material utilizado na pesca submarina ou caça submarina

 

O que seria do caçador submarino sem arma? A arbalete com elásticos ou a espingarda pneumática é indispensável para capturar peixe, mas é possível não ter se quiser apanhar apenas crustáceos.

 

Outros acessórios são necessários ao caçador tal como o saco estanque para guardar e transportar o material de caça submarina, o computador com modo apneia integrado para medir os tempos de imersão, a temperatura da água… A prancha ou boia para assinalar a sua presença na superfície e descansar em caso de cansaço, a faca de caça para esvaziar e escamar o peixe… Mas também o lastro cujo princípio é de colocar pesos a volta do caçador dentro de um colete ou cinto para poder descer na água e ir contra o efeito de flutuabilidade do fato. O caçador submarino pode também ter outros pequenos equipamentos como o prende-peixe, a cápsula estanque, a rede…

 

Quanto à escolha do produto, para cada tipo de equipamento, mais vale seguir os especialistas da pesca submarina!

As técnicas de caça submarina

Na pesca submarina, o caçador pode optar por uma ou mais técnicas de caça conforme o lugar, o momento do dia, a corrente ou ainda o seu nível físico. É importante dominar bem uma das quatro técnicas de caça se desejar otimizar as probabilidades de capturar peixes. Contudo, é primordial saber realizar corretamente o mergulho antes de passar à pesca.

 

Quais as técnicas de caça submarina?

  • Caça à espera: Técnica de caça praticada em águas claras que consiste em esperar pelos peixes, o caçador funde-se com a natureza submarina, assim quando o peixe se aproximar do caçador, este poderá efetuar o seu tiro. Para uma boa caça, o caçador deve descer o mais lentamente possível para não assustar os peixes.
  • Caça na borda: Técnica de caça que consiste em descer sobre o peixe, em geral, visto desde a superfície. Permite abordar o peixe desde a borda, mas é preciso uma descida lenta e discreta.
  • Caça à índio: a técnica mais utilizada pelos caçadores. Consiste em deslocar-se lentamente no fundo submarino sem fazer barulho para surpreender o peixe. São necessários bons reflexos e uma boa precisão no tiro.
  • Caça ao buraco: Técnica de caça que consiste em ir procurar o peixe onde se encontra, no seu abrigo. O caçador precisa de conhecer bem os fundos submarinos visto que alguns peixes só se caçam com esta técnica.

Atividade permitindo trabalhar a sua condição física e descobrir os fundos marinhos, a caça submarina é surpreendente ! No mercado, encontramos várias marcas que propõem material de qualidade, nomeadamente Beuchat, Omer, Mares, Esclapez-Epsealon, Dessault, Cressi, Imersion, Salvimar, Pathos, Sporasub, Seac Sub, Sigalsub, Riffe...